Dia internacional de solidariedade com os média argelinos

Com o objectivo de alertar para a crise crescente do jornalismo independente na Argélia, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) anunciou que 24 de Outubro de 2003 será o dia internacional de solidariedade com a imprensa argelina.

O evento realizar-se-á em Bruxelas e reunirá vários jornalistas argelinos convidados pela FIJ, que decidiu ainda enviar uma carta a várias instituições europeias informando-as acerca das medidas repressivas das autoridades argelinas contra a liberdade de imprensa.

A iniciativa resultou de uma reunião realizada esta semana na capital belga entre representantes da FIJ, da Associação de Jornalistas Argelinos na Bélgica, do Comité para o Apoio aos Direitos Democráticos na Argélia e políticos. Os participantes no encontro consideraram urgente chamar a atenção da comunidade internacional para a crise dos média na Argélia, onde recentemente ocorreram suspensões de jornais e detenções de editores e jornalistas, e se regista uma ansiedade crescente perante a pressão política resultante das eleições do próximo ano.

Partilhe