Direcção do Sindicato dos Jornalistas assinala o 1º de Maio com uma série de vídeos sobre a importância do jornalismo.
A Direcção do Sindicato dos Jornalistas assinala o 1º de Maio com uma série de vídeos sobre a importância do jornalismo. Os vídeos serão divulgados ao longo do dia na Internet, através das redes sociais.
Profissão consagrada na Constituição e essencial à democracia, o jornalismo está hoje ameaçado pela precariedade, pela individualização das relações laborais em detrimento da contratação colectiva, pela exploração de mão-de-obra barata, pela concentração de meios, que reduz o pluralismo e a diversidade, pela falta de investimento público na missão de informar a sociedade.
O imediatismo domina a agenda mediática, deixando pouco espaço à reflexão, ao mesmo tempo que a especialização é preterida em favor da capacidade de fazer de tudo um pouco. Muitos empregadores não compreendem o jornalismo de qualidade também os beneficia.
Os jornalistas, homens e mulheres como outros quaisquer, enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com a vida pessoal e sentem na saúde os efeitos de uma profissão que, embora não seja como tal considerada pela lei, é, reconhecidamente, de desgaste rápido.
É por isso determinante dar a cara e erguer a voz pelo jornalismo, por um jornalismo livre, independente e de qualidade. Porque um jornalismo forte fortalece a democracia.
Vídeos:
– Sofia Branco sobre jornalismo e democracia
– Isabel Nery sobre o reconhecimento constitucional do jornalismo
– João Miguel Rodrigues sobre o jornalismo sem horários
– Paula Sofia Luz sobre a precariedade no jornalismo
– Tiago Dias sobre o jornalismo multitarefa
– António Pinto Rodrigues sobre o duplo emprego no jornalismo
– Luís Simões sobre as ameaças ao jornalismo desportivo
– Isabel Moreira sobre despedimentos e encerramentos
– Bruno Horta sobre o jornalismo freelance