Dia de Acção pela Liberdade de Imprensa no Nepal

O Nepal vai ter, a 30 de Agosto, um Dia de Acção pela Liberdade de Imprensa, iniciativa da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) no âmbito de uma campanha mais generalista que inclui uma petição disponível em http://www.thepetitionsite.com/takeaction/622930457 .

A campanha promovida pela FIJ teve início a 7 de Agosto e decorre até dia 31 do mesmo mês, tendo por objectivo conseguir a solidariedade internacional para com os jornalistas nepaleses, que se defrontam com diversos atentados à liberdade de expressão desde que, em Fevereiro, o rei Gyanendra levou a cabo um golpe de Estado.

O estado de emergência decretado para o país, e que suspendeu os direitos fundamentais dos nepaleses, terminou em Abril mas, de acordo com a FIJ, o clima de medo mantém-se, com ameaças, perseguições, sequestros, detenções e tortura de jornalistas.

A FIJ, que já participara numa missão internacional para defesa da liberdade de expressão no Nepal de 10 a 16 de Julho, está a trabalhar em parceria com as suas associadas no Nepal e com a comunidade dos média no país para tentar pôr fim à crise da liberdade de expressão e informação.

Partilhe