“Desporto e Sociedade” no VI PortoCartoon em Santarém

Na Casa do Brasil, em Santarém, está patente desde 18 de Março a exposição do VI PortoCartoon-World Festival: Desporto e Sociedade.

A mostra, da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa, é constituída por 226 cartoons, em que se incluem os quatro trabalhos premiados, as catorze menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados dos quatro cantos do mundo.

Estão representadoss países tão diferentes como o Azerbeijão, a Colômbia, a China, a Coreia do Sul, a Indonésia, o Peru, o Uruguai e o Uzbequistão, para além dos principais países europeus. Podem também ser apreciados trabalhos de três renomados caricaturistas portugueses: Cid, Metello e Vasco.

O PortoCartoon, considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, dedicou a edição do ano passado ao tema “Desporto e Sociedade”, em sintonia com o Euro 2004 e os Jogos Olímpicos de Atenas.

O grande vencedor do concurso foi Grzegorz Szumowski, da Polónia, que já em 2003 havia arrecadado o 2º prémio do V PortoCartoon. O segundo prémio foi atribuído a Borislav Stankovic da Sérvia e Montenegro e o terceiro ex-aequo a Achille Superbi (autor de uma das melhores caricaturas do certame dedicado ao jogador Figo) de Itália, e a Michael Kountouris, da Grécia.

A participação em 2004 bateu todos os festivais anteriores ao receber a concurso 2146 cartoons, de 606 autores, de 64 países. Globalmente, a 6ª edição teve um crescimento de 20% em relação ao VPortoCartoon. Desde a sua inauguração, em Junho do ano passado, a mostra já foi vista por milhares de pessoas, nas instalações do Museu no Porto e em vários locais onde esteve exposta.

A exposição está agora patente ao público na Casa do Brasil, em Santarém, e pode ser visitada até 24 de Abril, no seguinte horário: todos os dias (excepto feriados) 9.00h-12.30h. e 14h-17.30h. A entrada é livre.

Partilhe