Demissões no “La Razón” por suspeitas de manipulação

Oito redactores do jornal peruano “La Razón” demitiram-se, a 5 de Fevereiro, após terem tomado conhecimento de que o antigo chefe dos serviços secretos, Vladimiro Montesinos, dava instruções ao proprietário do jornal sobre as manchetes.

As imagens comprovativas da manipulação do “La Razón” por parte de Vladimiro Montesinos foram captadas a 3 de Fevereiro pela estação televisiva Canal 4, no decorrer de um julgamento em que o ex-assessor de Alberto Fujimori e o dono do jornal, Moisés Wolfeson, são réus.

Este processo, conhecido como o “caso da imprensa chicha”, investiga se os donos de alguns jornais recebiam dinheiro para difamar opositores do ex-presidente Alberto Fujimori.

Nas imagens captadas pelo Canal 4, vê-se uma nota escrita por Vladimiro Montesinos e entregue a Moisés Wolfeson, onde se lê “amanhã levantar tema do consumo”, o que bastou para que oito jornalistas da secção de política do “La Razón” pedissem a demissão e exigissem o início de uma investigação, dada a evidência de que o órgão estava a ser manipulado.

Os jornalistas demissionários garantiram que não sabiam que o ex-chefe da secreta peruana dava instruções sobre as manchetes ao proprietário do jornal, mas frisaram que nunca foram pressionados pelo director ou pelo dono da publicação no sentido de atacar o actual governo.

Aliás, o facto do “La Razón” ser abertamente contra o governo de Alejandre Toledo levam o director da publicação, Uri Ben Schumel, a afirmar que as alegações de que a linha editorial do jornal é manipulada pelos interesses de Vladimiro Montesinos não passam de uma tentativa de “desprestigiar um jornal de oposição”.

Partilhe