Delegação internacional discute média do Estado em Lisboa

Uma delegação do European Media Workers (Euro-Mei) e da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) desloca-se a Lisboa, nos dias 12 e 13 de Julho, para debater os problemas do serviço público com o Governo e organizações representativas dos trabalhadores da RTP e da RDP.

Integram a delegação o presidente do Euro-Mei, Mark Kerki, e a vice-presidente do mesmo organismo, Zoe Lanara, autora do “Livro Vermelho do Serviço Público de Rádio e de Televisão”. A FIJ é representada por Olivier Money-Kirkle.

O Euro-Mei adoptou num encontro em Atenas, a 15 e 16 de Junho, uma declaração apelando ao movimento sindical para defender o serviço público de rádio e de televisão nos países membros da União Europeia e nos estados que integrarão a União nos próximos anos e para garantir que o sector público da comunicação permanecerá “um contraponto social e cultural” aos que pretendem fazer da comunicação social “uma simples plataforma destinada aos interesses dos consumidores”

A delegação das duas organizações encontrar-se-á na sexta-feira, 12 de Julho, com a Comissão de Trabalhadores da RTP e com os sindicatos representativos dos trabalhadores das empresas públicas de comunicação social. Os dirigentes da Euro-Mei e da FIJ serão ainda recebidos pelo gabinete do ministro da Presidência.

No mesmo dia, às 17 horas, efectua-se uma conferência de Imprensa, na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Comunicação Audiovisual.

Alguns membros da comitiva participarão na Conferência Nacional sobre o Serviço Público de Televisão, que decorre no dia 13, em Lisboa.

Partilhe