Debate sobre precariedade laboral em Braga

A precariedade laboral é objecto de um debate no próximo sábado, 16 de Junho, às 22h00, no “Estaleiro Cultural Velha-a-Branca”, em Braga, no qual participa o presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Alfredo Maia.

A iniciativa, que é promovida pelo movimento FERVE – Fartos/as d’Estes Recibos Verdes, inclui a projecção de duas curtas-metragens: “Precárias à Deriva”, 20 minutos (Espanha) e “A Triste Verdade”, 12 minutos (Michael Moore, EUA).

Entre os filmes, decorrerá uma tertúlia, com as presenças de Tiago Silva, da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, João Teixeira Lopes, docente da Universidade do Porto e ex-deputado do Bloco de Esquerda; e Alfredo Maia.

O FERVE é também um blogue no qual se divulgam situações de uso abusivo de recibos verdes com o objectivo de promover um espaço de debate acerca desta forma de exploração laboral.

Recorde-se que o SJ vem, desde há anos, desenvolvendo uma intensa actividade no combate aos falsos recibos verdes e à utilização abusiva de estudantes no processo produtivo das empresas de comunicação social, o que para além de desvirtuar os objectivos dos estágios curriculares constitui um verdadeiro atentado aos legítimos direitos dos jornalistas e uma violação grosseira da legislação em vigor.

Partilhe