Daniel Ricardo publica manual de Escrita Jornalística

“Ainda Bem que Me Pergunta” é o título de um manual de Escrita Jornalística, da autoria de Daniel Ricardo, recentemente publicado. Um livro que reflecte a larga experiência profissional do autor e a sistematização das questões da escrita de Imprensa que vem fazendo ao longo de mais de uma dezena de anos como formador de Jornalismo.

Daniel Ricardo é jornalista profissional desde 1968 e, actualmente, exerce o cargo de editor executivo na revista “Visão”. Foi professor de Jornalismo no ensino secundário e é formador no Cenjor-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas desde 1990, em cujo Conselho Técnico-Pedagógico representa o Sindicato dos Jornalistas.

Este manual é o mais completo livro publicado até hoje em Portugal, de um autor português, sobre Escrita Jornalística. Permanentemente orientado pela preocupação da clareza e do rigor semântico, o autor apresenta, em 250 páginas, um exaustivo conjunto de reflexões, explicações, regras e indicações fundamentais, amplamente ilustradas com exemplos retirados de jornais e revistas portuguesas.

No prefácio da obra, publicada pela Editorial Notícias, Cáceres Monteiro, director da “Visão”, afirma que “quando Daniel Ricardo, todas as manhãs, como pedra angular do seu trabalho, mergulha nos textos, fá-lo não só enquanto jornalista conhecedor, que os corrige, ou reescreve, ou sugere diferentes enfoques, mas também como alguém que os pondera à luz de critérios legais, editoriais, cívicos e de inserção qualitativa na publicação a que se destinam”. E acrescenta: “Dos mais discretos que um jornalista do seu nível pode efectuar, longe do foco das câmaras e do estrelato mediático, o trabalho realizado por Daniel Ricardo é, pois, absolutamente primordial e em larga medida responsável pelo êxito”, no caso, da “Visão”.

É o resultado desse labor, complementado por uma reflexão de anos, que está agora disponível neste livro, que é da maior utilidade para todos quantos se interessam pela Escrita Jornalística.

Partilhe