Currículo de Anabela Fino

ANABELA GONÇALVES FINO

Natural do concelho de Fronteira, distrito de Portalegre

Data de nascimento: 2 de Outubro de 1951

Inicia a actividade jornalística em Outubro de 1974, no Avante!, onde se especializa primeiro na questões de Poder Local e, mais tarde, em Política Internacional.

Frequentou, na Universidade Nova de Lisboa, os cursos de Antropologia Cultural e de Filosofia, que não concluiu.

Residente no concelho do Seixal a partir de 1978, fez parte da Comissão de Moradores de Miratejo durante alguns anos, sendo posteriormente eleita para a Assembleia Municipal do Seixal.

De meados dos anos 80 até meados da década de 90, na qualidade de técnica especializada, deu aulas de Introdução ao Jornalismo nas Escolas Secundárias D. Maria I e D. João de Castro, em Lisboa.

Em 1997 foi eleita para a Assembleia Municipal de Fronteira.

Em 1998 integrou a Comissão Organizadora do 3º Congresso dos Jornalistas Portugueses. Ainda em 1998 foi eleita para a direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ). Volta a fazer parte da direcção do SJ para o biénio 2000/2201, sendo responsável pelas áreas de contencioso, contratação e direitos dos jornalistas.

Em 2000 foi eleita para a Comissão de Finanças da FEJ.

Colabora regularmente, já há alguns anos, com a editora da Enciclopédia Luso Brasileira, quer na feitura do «Livro do Ano» quer na actualização da própria Enciclopédia.

Integra actualmente a chefia de direcção do Avante! na qualidade de chefe de redacção adjunta.

Partilhe