CR da RTP reprova relatório sobre definição de serviço público

O Conselho de Redacção da RTP – Serviço Público de Televisão reprovou, hoje, 15 de Novembro, o teor do relatório do grupo de trabalho para a definição do serviço público de comunicação social e rejeitou qualquer cedência às pressões do poder político.

Em comunicado divulgado esta tarde, o CR recorda que “a RTP é a única televisão com serviços noticiosos permanentemente escrutinados pela Assembleia da República e pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)”.

O comunicado é do seguinte teor:

O Conselho de Redação da RTP reprova e lamenta o teor do documento publicado pelo grupo de trabalho coordenado por João Duque, que pretende pôr em causa a integridade e deontologia dos jornalistas do Serviço Público de Televisão.

No documento confunde-se de forma deliberada os conceitos de Estado e de Governo para insinuar que os jornalistas da RTP são permeáveis a pressões políticas e que produzem um trabalho desajustado à realidade do País e aos objetivos do Serviço Público de Televisão.

Os jornalistas da RTP elaboram vários serviços noticiosos de excelente qualidade e isenção, premiados por elevadas audiências que colocam o Telejornal e o Jornal da Tarde com frequência e diariamente entre os programas mais vistos de todas as Televisões.

A ausência de Informação nos conteúdos prioritários do Serviço Público de Televisão, defendido pelo grupo de trabalho é contrária ao princípio do acesso livre e generalizado da população portuguesa, consagrado no Contrato de Serviço Público de Televisão e defendido pelo próprio grupo, constituindo um atentado à liberdade e livre informação que caracterizam um Estado Democrático de Direito.

O Conselho de Redação não entende as sucessivas contradições do documento que pretende alegadamente aperfeiçoar a noção de Serviço Público de Televisão, quando aponta para a redução da Informação a serviços noticiosos curtos para que “recuperem o caráter verdadeiramente informativo, libertos da crescente informação subjetiva e opinativa no jornalismo”. Para o Conselho de Redação, o jornalismo não se afere pelo tamanho, nem no serviço público de televisão, nem nas televisões privadas.

Acresce que a RTP é a única televisão com serviços noticiosos permanentemente escrutinados pela Assembleia da República e pela Entidade Reguladora da Comunicação.

Gostaria o Conselho de Redação de lembrar o grupo de trabalho que os jornalistas da RTP não trabalham em função das audiências, mas o seu trabalho é reconhecido diariamente pela maioria dos portugueses. Como exemplo, no dia de ontem, 14 de Novembro, a Informação da RTP assegura dois programas nos três mais vistos: o especial “Herança Maldita” em primeiro lugar e o Telejornal em terceiro., ultrapassado os “reality shows”

Convém ainda deixar claro que os jornalistas da RTP são profissionais exigentes e isentos, com preocupações sociais e atualizam-se regularmente, incluindo questões ortográficas.

O grupo de trabalho de João Duque apresentou um documento que é apenas integralmente subscrito por seis dos dez elementos iniciais.

O Conselho de Redação,

Lisboa, 15 de Novembro 2011

Partilhe