CPJ questiona exército israelita sobre a morte de dois jornalistas

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) pediu informações ao exército israelita sobre o andamento das investigações à morte de dois jornalistas, ocorrida nos territórios palestinianos ocupados da Margem Ocidental e da Faixa de Gaza em 2003.

Segundo o CPJ, Nazeh Darouazi, repórter de imagem da Associated Press Television News, e James Miller, operador de câmara freelance, foram mortos pelo exército do estado hebraico, no espaço de duas semanas, na passada Primavera.

O Comité entende que as investigações da polícia militar estão encaminhadas para descobrir os culpados da morte de James Miller, mas alega que a situação relativa ao assassinato de Nazeh Darouazi não está clara.

Uma investigação detalhada, financiada por amigos, colegas e familiares de James Miller, concluiu que as tropas israelitas atingiram intencionalmente o jornalista e a sua equipa, uma vez que o local onde trabalhavam estava calmo há mais de uma hora quando se deu o incidente.

Para o CPJ, as conclusões das investigações devem ser tornadas públicas e os culpados punidos, até para que soldados e comandantes no terreno não pensem que o exército tolera comportamentos impróprios ou mesmo criminosos por parte das suas tropas.

Partilhe