CPJ consternado com investigação militar dos EUA

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) está consternado com os resultados da investigação militar norte-americana à morte do cameraman Mazen Dana, da Reuters, a 17 de Agosto, a qual concluiu que os soldados dos EUA actuaram dentro das regras de combate quando alvejaram o repórter.

Os resultados da investigação ainda não são públicos, porém a Associated Press citou um porta-voz militar, o tenente-coronel George Kivo, que, apesar de lamentar a morte de Mazen Dana, considera que os soldados actuaram dentro das regras de combate.

Contestando a falta de debate sobre as referidas regras por parte das forças armadas dos EUA, a directora executiva do CPJ, Ann Cooper, acusa ainda os militares norte-americanos de serem juiz e júri neste caso.

O jornalista, de 43 anos, estava a filmar no exterior da Prisão de Abu Ghraid, perto de Bagdade, com autorização das forças norte-americanas, quando soldados dos EUA confundiram a câmara com um lança-granadas e o mataram.

Mazen Dana ganhou em 2001 o Prémio Internacional da Liberdade de Imprensa do CPJ por um trabalho sobre o conflito em Hebron.

Partilhe