Correspondentes em Portugal distinguem Guterres

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) elegeu António Guterres como personalidade portuguesa do ano de 2005. A escolha ficou a dever-se ao facto do ex-primeiro-ministro ter sido nomeado para dirigir o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Em comunicado divulgado pela agência Lusa a 26 de Dezembro, a AIEP esclarece que os correspondentes que integram a Associação “consideram que a nomeação para este cargo representa um reconhecimento do prestígio internacional e do perfil humanista” de Guterres.

Para a AIEP, o facto de um português ser escolhido para o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados “eleva ainda mais o prestígio e a notoriedade internacional de Portugal”.

O prémio Personalidade Portuguesa do Ano foi atribuído pela primeira vez em 1990, ao músico Carlos Paredes, e desde então já distinguiu 15 personalidades de várias áreas, como o escritor Miguel Torga, o prémio Nobel da Literatura José Saramago, a diplomata Ana Gomes, o empresário Pinto Balsemão, o futebolista Luís Figo, a fadista Mariza e, em 2004, o actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Partilhe