Contratação colectiva – uma prioridade essencial

Na lista A – “Reforçar o Sindicato, Defender o Jornalismo”, encaramos os contratos colectivos de trabalho e os verdadeiros acordos de empresa como instrumentos essenciais para assegurar os direitos dos jornalistas.

Direito a carreira profissional, direito a jornadas de trabalho adequadas, direito a salário digno e ao pagamento do trabalho suplementar – tudo isto deve estar consagrado em contratos colectivos de trabalho (CCT), acordos colectivos de trabalho (ACT) e acordos de empresa (AE).

Já está em curso a revisão do CCT celebrado entre o SJ e a Associação Portuguesa de Imprensa, mas é necessário propor a revisão do CCT com a Associação Portuguesa de Radiodifusão e valorizar o acordo de empresa com a Agência Lusa e concluir com êxito as negociações em curso para o AE da Rádio e Televisão de Portugal.

Estão também em marcha novas diligências para exigir do Governo que decrete a arbitragem obrigatória do frustrado processo de negociação de um AE para a TVI. E é altura de avançar com iniciativas para abranger outros operadores privados e produtoras de televisão e de rádio.

Na lista A, temos dirigentes experientes em negociação colectiva e novos quadros sindicais disponíveis para reforçar esta frente importante.

Confia, Vota A!

A votação por correspondência já está em curso.
Não percas o correio, ajuda a reforçar esta causa!

(Ver programa integral na página da Lista A em https://jornalistas.eu/?c=b609)

Partilhe