Concurso de Melhor Desenho Jornalístico da Península Ibérica

A secção espanhola da Society for News Design (SND-E) lançou a primeira edição do concurso do Melhor Desenho Jornalístico Espanha-Portugal. A inscrição é gratuita e a entrega dos trabalhos pode ser feita até ao dia 1 de Abril de 2004.

Os prémios deste certame – que pretende impulsionar a qualidade informativo-visual dos diários da Península Ibérica – serão entregues no Outono de 2004, no decorrer do I Encontro de Desenho Jornalístico Espanha-Portugal.

Este concurso pretende premiar “o protagonismo da informação face à estética”, aproveitando para tal as parecenças entre todos os idiomas peninsulares, excepto o basco, quebrando assim com a tradição da maioria dos concursos de grafismo, em que, devido à profusão de idiomas a concurso, os jurados tendem a “deliberar com base em critérios mais estéticos do que informativos”.

Na categoria de imprensa escrita há três galardões: diário nacional, diário local/regional com mais de 20 mil exemplares e diário local/regional com menos de 20 mil exemplares.

Na categoria de meios online, as publicações serão divididas por pageviews: aquelas que tenham uma média anual superior a 5 milhões de páginas vistas e as que fiquem abaixo desse valor.

Partilhe