Conciliação com a TVI prossegue dia 11 no Ministério do Trabalho

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a administração da TVI iniciaram a 6 de Setembro, no Ministério do Trabalho, o processo de conciliação para a assinatura de um Acordo Colectivo de Trabalho para os jornalistas da estação televisiva. As partes reúnem-se de novo a 11 de Outubro.

A conciliação foi requerida pelo SJ, devido à falta de resposta da administração à proposta de Acordo Colectivo que lhe foi apresentada após ser aprovada em plenário de Redacção.

A primeira reunião de conciliação no MT esteve agendada para 30 de Agosto, mas a empresa invocou dificuldades na recepção da convocatória e o início da conciliação foi, então, marcado para 6 de Setembro.

O SJ salientou, em comunicado de 29 de Agosto, que “a TVI não pode recusar a negociação colectiva, por força do Código do Trabalho e por seguir práticas desreguladas nas suas relações de trabalho”. E lembrava que a empresa tem todas as condições para negociar “uma grelha de vencimentos justa”, pois “só no exercício do ano transacto, o Grupo Media Capital apresentou um aumento dos proveitos consolidados de 4%, com um crescimento de 5% nas receitas publicitárias, em especial na televisão”.

Recordava ainda o SJ que “os resultados do primeiro trimestre deste ano evidenciam a continuação do crescimento, em valores mais elevados até do que os verificados em 2005”.

Partilhe