Compra da Lusomundo Média tem luz verde

A Autoridade da Concorrência aprovou a 21 de Julho a compra da Lusomundo Serviços, que detém 74,97 por cento da Lusomundo Media, pela Controlinveste.

A entidade reguladora, informa um despacho da Lusa, considerou que a “operação não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam vir a resultar entraves significativos à concorrência no mercado”.

O negócio foi anunciado em Fevereiro pela Portugal Telecom (PT), até agora detentora da Lusomundo Serviços, e foi aprovado em Abril pela Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), mas sob condições.

No parecer no AACS, não vinculativo, a Controlinveste, que controla o grupo Olivedesportos, só deveria poder concretizar o negócio mediante a obrigação de vender um dos seus activos, o jornal “O Jogo”, por considerar que a compra era “susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual podiam resultar entraves significativos à concorrência”.

Em comunicado divulgado na altura, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) alertou que a eventual alienação de “O Jogo” não resolveria o problema da concentração de meios.

Diferente foi o entendimento da Autoridade da Concorrência, que deu luz verde à transacção sem condicionantes.

Com este negócio, a Controlinveste passa a deter as participações da Global Notícias – empresa que publica o “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “24 Horas”, “Tal e Qual”, “Ocasião” e outros jornais regionais, para além da Rádio Noticias, que detém a emissora TSF.

Recorde-se que a Olivedesportos, presidida por Joaquim Oliveira, já detém 50 por cento do canal de televisão codificado Sport TV e a totalidade do jornal “O Jogo”.

Partilhe