Comissária europeia apoia campanha contra ameaças à liberdade de imprensa

A comissária europeia Viviane Reding expressou o seu apoio à campanha da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) contra as ameaças à liberdade de imprensa na Europa, numa reunião com líderes sindicais europeus.

“Partilho as preocupações da FEJ de que a liberdade de imprensa na Europa enfrenta uma força crescente de interferência governamental e medidas antiterroristas”, afirmou a comissária responsável pela Justiça e Direitos Fundamentais, acrescentando que “a Comissão suporta a luta dos jornalistas e dos órgãos contra estas ameaças. E, com a adopção da Carta de Direitos Fundamentais e o seu artigo 11.º sobre liberdade de expressão e informação, irá vigiar de perto os ataques à liberdade de imprensa em todo o continente”.

Aproveitando a ocasião, o presidente da FEJ, Arne König, instou a comissária a dar prioridade à defesa da liberdade de expressão aquando da implementação de políticas antiterroristas, afirmando que “o princípio basilar da protecção das fontes jornalísticas nunca deve ser comprometido por medidas antiterroristas”.

Os dirigentes da FEJ alertaram ainda para a ameaça potencial que a Directiva Comunitária sobre Retenção de Dados coloca à liberdade de imprensa e às liberdades civis, recebendo da comissária a garantia de que a mesma está a ser avaliada e que os resultados dessa avaliação serão conhecidos em Setembro.

Outro assunto que não foi esquecido foi a fragilização dos direitos sociais dos trabalhadores da comunicação social, tendo Viviane Reding reconhecido que “se esta precarização continuar, a qualidade do jornalismo corre o risco de ser afectada”.

Partilhe