CNN acusada de desrespeitar direitos dos trabalhadores

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acusa a direcção da cadeia televisiva norte-americana CNN de “desrespeito flagrante pelos direitos dos trabalhadores” e exige que a empresa readmita dezenas de trabalhadores que foram dispensados em Washington e Nova Iorque.

A FIJ afirma-se particularmente desagradada com o facto de a reorganização na CNN ter atingido pessoal sindicalizado que trabalhava há largos anos na estação e de terem sido retirados os direitos de negociação e reconhecimento ao sindicato NABET-CWA.

“A reputação da CNN no mundo da informação assenta no respeito pelos valores do jornalismo, mas esses valores são minados quando a empresa parece pôr de parte princípios laborais básicos e impõe políticas que perturbam e violam os direitos dos trabalhadores”, afirma o secretário-geral da FIJ, Aidan White, em carta a Jim Walton, presidente da CNN.

Sendo a CNN uma estação líder mundial no campo da informação, a FIJ receia que este “mau exemplo” possa ter efeitos nefastos a nível internacional.

Partilhe