Centro de Solidariedade com Jornalistas reactivado em Argel

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) anunciou a reactivação do seu Centro de Solidariedade em Argel – inaugurado em 1996, mas inactivo desde 2002 –, com o objectivo de promover uma maior liberdade de imprensa na Argélia.

O Centro – que conta com o apoio do Sindicato Nacional de Jornalistas argelino – coordenará um estudo sobre o estado da profissão naquele país do Norte de África, ao mesmo tempo que desafiará os jornalistas argelinos a unirem-se por condições de trabalho decentes e um jornalismo independente.

Em reunião tida a 9 de Novembro com o ministro argelino das Comunicações, Boudjemad Haichor, o secretário-geral da FIJ, Aidan White, aconselhou o governante a evitar confrontos com os grupos de média, deixando de parte a exigência legal de um código de ética para o sector.

“Falar de uma nova lei relativa a um código de ética levanta preocupações de que o objectivo seja controlar os jornalistas e manipular os média por razões políticas”, afirma Aidan White, defendendo que a reforma da imprensa na Argélia deve ser feita através do desenvolvimento de uma cultura jornalística responsável e da auto-regulação da classe.

Partilhe