CD responde a Valentina Marcelino

Parecer do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas sobre o parecer solicitado pela jornalista Valentina Marcelino sobre uma «factualidade» envolvendo-a com a jornalista Felícia Cabrita e a chefe do Departamento de Difusão de Informação Pública do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, Teresa Casal Ribeiro (síntese) — 9 de Janeiro de 2009.

A jornalista Valentina Marcelino (semanário “Expresso”) requereu ao Conselho Deontológico «a emissão de parecer» sobre matéria que apresenta ao longo de 19 quesitos, que ora envolvem a requerente, ora põem em causa Teresa Casal Ribeiro (chefe do Departamento de Difusão de Informação Pública do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres), ora atingem a jornalista Felícia Cabrita (semanário “Sol”).

Na sua análise, o Conselho Deontológico considera que a posição de Valentina Marcelino, quanto a um eventual plágio por parte da jornalista Felícia Cabrita, carece de fundamento. Considera que o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres utilizou abusivamente as perguntas e respostas da entrevista feita por Valentina Marcelino, ao reproduzi-las no seu sítio institucional, sem consentimento da requerente. Ao fazê-lo prejudicou o trabalho futuro, tanto mais que a jornalista não publicou a entrevista na edição para que fora solicitada.

Partilhe