Castells explica por que os governos querem controlar a Internet

O sociólogo catalão Manuel Castells, que a 13 de Fevereiro proferiu uma conferência sobre redes na Fundação Gulbenkian, considera que os governos odeiam a Internet, porque esta rompe com o monopólio da comunicação e da informação.

“Os governos odeiam a Internet, todos os governos. Porque a Internet rompe o monopólio da comunicação e da informação sobre o qual esteve assente o poder ao longo da História”, afirmou Manuel Castells em entrevista ao “Público”, realizada pela jornalista Teresa de Sousa.

Como exemplo, o sociólogo da Universidade Aberta da Catalunha referiu a Cimeira Mundial da Sociedade da Informação, realizada em Genebra em Dezembro de 2003, e na qual “o único grande tema era como controlar a Internet, precisamente porque a Internet lhes dá medo.”

Na opinião de Manuel Castells, os governos conservadores têm usado as redes terroristas para impor uma política de medo que os mantenha no poder e denigra a imagem da sociedade em rede.

Afirmando que as redes são instrumentos poderosíssimos e politicamente neutros, o sociólogo considera, no entanto, que estas “minam os poderes estabelecidos”, e que isso tanto podem servir para “dar expressão a movimentos sociais” como para “dar força a elementos criminosos e destrutivos”, uma vez que “as redes escapam ao controlo”.

Partilhe