Casimiro Simões lança “Cornos ao sol – Agonia do carneiro velho na troika de Vale Tudo”

O novo livro do jornalista Casimiro Simões é apresentado ao público no próximo dia 26 de outubro, sábado, às 15 horas, na sede da Filarmónica Lousanense, na Lousã.

A apresentação da obra, intitulada “Cornos ao sol – Agonia do carneiro velho na troika de Vale Tudo”, está a cargo do advogado e escritor António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, que assina o prefácio, e do historiador e professor universitário Amadeu Carvalho Homem.

“Cornos ao sol” encerra uma trilogia satírica que o autor iniciou há quatro anos, para assinalar o centenário da República, com a publicação de “Com as botas do meu pai – Pegadas do poder autárquico na vila de Vale Tudo”, a que se seguiu, em 2010, “Campanha bufa – Porco no espeto na safra de Vale Tudo”.

Trata-se de uma coleção humorística, com capas e ilustrações do artista lousanense Carlos Alvarinhas, concebida a partir de um olhar crítico sobre o estado da democracia e da República sonhada em 1910 e das perversões do exercício do poder em Portugal, nos seus diferentes patamares de decisão, desde logo ao nível das autarquias.

António Arnaut, que assina o Prefácio, refere-se a esta obra como “um pequeno grande livro que dá gosto ler, porque fala de figuras e figurões nossos conhecidos e expressa uma realidade crua deste tempo insano”. Embora reportada ao poder local, assinala, esta é a “parábola do drama maior do poder central, dominado, em toda a Europa, pelo capitalismo financeiro que vai destruindo, implacavelmente, o Estado de Direito, enquanto o povo não travar a sua voracidade predadora”.

Ainda segundo António Arnaut, “«Vale Tudo» é a metonímia de um país aviltado, vendido a retalho ao estrangeiro, onde as exceções confirmam a regra, como num céu plúmbeo uma estrela acesa anuncia que a escuridão não é total e que poderá haver um amanhã limpo e redentor. Tenhamos, pois, esperança. A esperança lúcida que desperta a vontade e dá força à ação”.

Partilhe