CASCFEN recebe Free Media Pioneer Award 2004

A Rede para a Liberdade de Expressão na Ásia Central e Cáucaso do Sul (CASCFEN) foi distinguida pelo Instituto Internacional de Imprensa (IPI) com o Free Media Pioneer Award 2004.

O galardão será entregue a Azer Hasret, presidente da CASCFEN, a 18 de Maio, numa cerimónia realizada no âmbito do Congresso Mundial do IPI em Varsóvia, na Polónia.

Lançada em Agosto de 2001, a rede, com sede em Baku, foi criada por organizações dos média do Azerbeijão, Geórgia, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, com vista à partilha de informação e à defesa da liberdade de imprensa na região.

A CASCFEN trabalha numa região conhecida pelas restrições governamentais aos média independentes ou da oposição, que enfrentam manipulações subtis mas também duras perseguições, existindo diversos casos de encerramento de órgãos de comunicação e ataques violentos contra jornalistas.

O Free Media Pioneer Award foi criado pelo IPI em 1996 para distinguir pessoas ou organizações que lutem contra adversidades para assegurar a independência e a liberdade de imprensa numa determinada região ou país.

Partilhe