Cartoonista argelino condenado a um ano de prisão

Um tribunal de primeira instância de Argel condenou, a 11 de Fevereiro, o cartoonista Ali Dilem a um ano de prisão e a uma multa de 50 mil dinares (575 euros) por ter desenhado caricaturas do presidente Abdelaziz Bouteflika, as quais foram publicadas no diário “Liberté” em Outubro e Novembro de 2003.

A pena de prisão foi atribuída ao abrigo do artigo 144º do código penal argelino, que prevê até um ano de prisão, além de multa, para quem insultar ou difamar o presidente da República.

Devido a outro caso – este relativo a um desenho sobre o massacre terrorista de 21 soldados argelinos –, Ali Dilem foi ouvido a 15 de Fevereiro num tribunal de recurso, devendo o veredicto ser conhecido na próxima semana. Na primeira instância, a 23 de Dezembro de 2003, o cartoonista tinha sido condenado a quatro meses de prisão com pena suspensa.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, Ali Dilem tem um total de 24 processos de crimes de imprensa contra ele e já foi condenado pelos tribunais argelinos a mais de nove anos de prisão.

Partilhe