Carteira profissional internacional

A Carteira Profissional Internacional emitida pela FIJ é um documento de extrema valia quando um jornalista se desloca em serviço ao exterior, sobretudo em zonas de risco. A sua atribuição em Portugal está reservada aos associados do SJ. Os interessados na sua obtenção deverão imprimir e preencher o formulário que inserimos em separado.

A Carteira Profissional de Jornalista, emitida em Portugal, é válida para todo o Mundo e inclui no verso uma informação bilingue que se destina a facilitar o seu uso em países estrangeiros. No entanto, a prática demonstra que nem sempre é reconhecida como devia pelos representantes das autoridades em muitos territórios. Neste caso, a Carteira Profissional Internacional emitida pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) tem demonstrado uma eficácia que recomenda a sua utilização quando o jornalista se encontra destacado no exterior em missões de risco (guerras, catástrofes, etc.) ou de especial melindre.

A importância e alcance deste documento é variável de país para país, mas na maioria dos casos garante o acesso a museus e outras instituições culturais, além de facultar descontos em transportes.

Esta carteira internacional só pode solicitada por intermédio do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e destina-se exclusivamente aos seus associados, com as quotas em dia. Para obter este documento, cuja validade é de dois anos, os interessados deverão preencher um formulário (que reproduzimos noutro local), entregar uma foto a cores tipo passe e efectuar o pagamento de 35 Eur.

Este texto tem ficheiro(s) anexo(s). Como estão em formato pdf poderá visualizá-los carregando nos links respectivos, desde que tenha o Acrobat Reader instalado. Caso não tenha este software no seu computador, poderá efectuar o download em www.adobe.com.

Partilhe