Candidaturas abertas para o Programa José Rodrigues Miguéis 2010

Até 10 de Fevereiro, jornalistas portugueses, ou com cidadania da União Europeia e residentes em Portugal, podem candidatar-se a uma das 10 bolsas de curta duração nos EUA, incluídas no Programa José Rodrigues Miguéis 2010, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

As bolsas visam a participação num programa de aperfeiçoamento profissional a ter lugar de 21 de Junho a 7 de Julho deste ano no Committee of Concerned Journalists, em Washington DC, seguidos de alguns dias de contactos com o sistema político, social e económico norte-americano. Estão incluídas as despesas de viagem, alojamento e propinas.

Para se candidatarem ao Programa José Rodrigues Miguéis 2010 os jornalistas devem obedecer aos seguintes requisitos: ter idade até 40 anos, carteira profissional e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional, bem como um bom domínio das línguas portuguesa e inglesa.

São critérios de preferência a ligação por contrato/vínculo a um órgão de comunicação social (imprensa, rádio, televisão ou jornalismo online) e habilitações ao nível do ensino superior, devendo os candidatos inscrever-se através de http://flad.multiweb.pt em língua portuguesa e inglesa.

Posteriormente, em data a indicar, todos os candidatos prestarão provas de inglês e apenas aqueles que ultrapassarem com êxito os testes de língua inglesa verão a sua candidatura analisada pelo júri composto por António José Teixeira (SIC Notícias), Cesário Borga (RTP), Carla Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Ricardo Rodrigues (Notícias Magazine) e Sara Pina (Universidade Lusófona), coordenadora e representante da FLAD.

O júri designará os dez candidatos mais pontuados e dois suplentes. Os candidatos seleccionados terão de proceder ao pagamento de uma taxa de inscrição de 250 euros.

Partilhe