Campanha da FIJ pelos jornalistas palestinianos

A Federação Internacional dos Jornalistas decidiu promover uma campanha para levar a ONU a pressionar o governo de Israel a tratar os jornalistas palestinianos de acordo com as leis internacionais sobre liberdade de imprensa, liberdade de circulação dos jornalistas e do seu direito de informar. O primeiro passo da campanha é uma petição em quatro línguas que já circula em nível internacional.

«Apesar da longa campanha que há 15 anos vem sendo desenvolvida pela FIJ e organizações de direitos civis, não conseguimos até agora convencer as autoridades israelitas a reconhecer a Carteira Internacional de Jornalista quando apresentada por profissionais palestinianos nos territórios ocupados, como acontece em todo o mundo, e a tratá-los como profissionais dos media, dando-lhes acesso a áreas onde ocorrem acontecimentos importantes», afirma o presidente da FIJ, Jim Boumelha.

Face a esta situação, os sindicatos e federações de jornalistas de todo o mundo reunidos no 28.º Congresso Internacional dos Jornalistas, realizado em Dublin, em Junho passado, aprovaram por unanimidade a nova campanha, com o objetivo de assegurar que Israel reconheça a carteira da FIJ como credencial oficial todos os jornalistas, independentemente da sua nacionalidade.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas da Palestina, as autoridades israelitas restringem constantemente ou proíbem a movimentação dos jornalistas entre a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, entre a Cisjordânia e Israel, entre Israel e Gaza, e dentro da própria Cisjordânia, com seus 505 postos de controlo militar na região.

O presidente da FIJ apela aos apoiantes da campanha para que, além de assinarem a petição global (ver links), ampliem este movimento de solidariedade junto das entidades sindicais, organizações da sociedade civil e de direitos humanos, entidades estudantis, grupos de mulheres, entre outros. «Qualquer colectivo pode ser solidário com esta causa e seu apoio será um enorme impulso para os nossos colegas palestinianos», sublinha Jim Boumelha.

http://www.avaaz.org/en/petition/Freedom_of_Movement_for_Palestinian_Journalists/

https://secure.avaaz.org/fr/petition/Freedom_of_Movement_for_Palestinian_Journalists/

http://avaaz.org/es/petition/Freedom_of_Movement_for_Palestinian_Journalists/

Partilhe