Bolsas de formação de jornalistas nos EUA

A Fundação Luso-Americana (FLAD) lança a nova edição do Programa José Rodrigues Miguéis, que este ano atribui a dez jornalistas bolsas de estudo de curta duração nos Estados Unidos da América. As candidaturas estão abertas até ao dia 26 de Maio de 2013 (23h59 GMT).

O programa de aperfeiçoamento profissional decorre entre 30 de Junho e 17 de Julho de 2013, e destina-se a jornalistas profissionais portugueses ou com cidadania da União Europeia, com residência no nosso país.

Os seleccionados beneficiarão de um curso de duas semanas em Washington DC, e de contactos com instituições norte-americanas e analistas políticos.

Neste período, os seleccionados terão a oportunidade de conhecer melhor o contexto dos media nos EUA e os desafios que a profissão enfrenta, bem como partilhar experiências profissionais com outros jornalistas. As viagens, propinas e alojamento estão a cargo da FLAD.

Processo de candidatura

Para se candidatarem à bolsa de 2013, os jornalistas devem obedecer aos seguintes requisitos:
• Idade até 40 anos (inclusive);
• Mínimo de cinco anos de carreira profissional;
• Bom domínio da língua portuguesa e inglesa;
• Detentor/a de carteira profissional;
• A ligação por contrato/vínculo a um órgão de comunicação social (imprensa, rádio, televisão ou jornalismo online) funcionará como critério de preferência;
• As habilitações ao nível do ensino superior funcionarão igualmente como critério de preferência.

Os jornalistas deverão candidatar-se online através do endereço https://si.flad.pt em língua portuguesa e inglesa.

Em data a indicar, os candidatos pré-seleccionados pelo júri, constituído por jornalistas e professores de jornalismo, prestarão provas de inglês.

Os dez candidatos mais bem pontuados que ultrapassem com êxito os testes de língua inglesa serão os seleccionados para o programa José Rodrigues Miguéis 2013, juntamente com dois suplentes. Não há recurso da decisão do júri.
Uma taxa de inscrição, no valor de 300 euros, terá de ser paga pelos participantes no programa.

José Rodrigues Miguéis

O Programa José Rodrigues Miguéis homenageia o grande escritor e jornalista. Exemplo maior de intervenção cívica e política, Rodrigues Miguéis nasceu em 1901, em Lisboa. Opositor do Estado Novo, acabaria por se exilar nos EUA em 1935, onde viveu até à sua morte em 1980.
Elemento destacado da Seara Nova, José Rodrigues Miguéis colaborou no “Diário Popular” e no “Diário de Lisboa”. É autor de obras emblemáticas, entre as quais Léah e outras histórias e “O milagre segundo Salomé”.

Informações adicionais: Ana Maria Silva
LPM Comunicação
Tel. 21 850 81 10 :: Tlm. 96 379 43 04
E-mail: anamariasilva@lpmcom.pt

Partilhe