Bilal Hussein detido há um ano sem acusação

O fotojornalista iraquiano Bilal Hussein, colaborador da Associated Press, está detido numa prisão norte-americana no Iraque há um ano, apesar de não haver qualquer acusação formada contra ele, denunciou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), apelando à libertação de Hussein.

Vencedor de um Pulitzer, Bilal Hussein foi detido a 12 de Abril de 2006 na cidade de Ramadi e encarcerado em Camp Cropper, perto de Bagdade, por “motivos imperativos de segurança”, embora nada de concreto seja apontado ao fotojornalista de 35 anos.

Também a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou esta prolongada detenção através de uma carta enviada ao secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

De acordo com o CPJ, a detenção de Hussein não é um caso isolado, pois as tropas dos EUA já detiveram dúzias de jornalistas – sobretudo iraquianos – nos últimos três anos, existindo pelo menos oito casos de profissionais que ficaram detidos semanas ou meses sem acusações ou sem terem sido condenados por qualquer crime.

Além destes casos, o CPJ relembrou a situação de Sami al-Hajdo, operador de câmara da Al Jazeera, detido em Dezembro de 2001 no Paquistão e encarcerado há já alguns anos em Guantanamo, mas que ainda não foi acusado de qualquer crime concreto.

Partilhe