BENFICA APRESENTA UM PROTOCOLO INACEITÁVEL

Perante as exigências inaceitáveis de um protocolo apresentado pelo presidente da Assembleia Geral do Benfica aos directores dos orgãos de comunicação, com vista à cobertura jornalística da AG do clube, o SJ insurgiu-se publicamente, participando o caso à Alta Autoridade para a Comunicação Social e à Procuradoria Geral da República.

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento do teor de um protocolo que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica pretende celebrar com os directores dos órgãos de informação que desejam cobrir os trabalhos da Assembleia Geral deste clube, convocada para o dia 17 do corrente.

2. O Sindicato dos Jornalistas reconhece às instituições que abrem actos privados aos órgãos de informação o direito de regulamentar a sua presença, de modo a que esta não perturbe o normal desenrolar dos trabalhos.

3. O referido protocolo contém, no entanto, duas exigências que o Sindicato dos Jornalistas considera absolutamente inaceitáveis:

a) identificação dos repórteres com coletes coloridos;

b) a obrigação de fornecer ao clube e aos presidentes dos seus órgãos sociais, respectivamente, originais e cópias “de todas as peças, apontamentos, reportagens e  entrevistas efectuadas a propósito da assembleia”.

4. O Sindicato dos Jornalistas considera tais exigências inaceitáveis e violadoras da lei, e delas vai dar conhecimento à alta Autoridade para a Comunicação Social e ao  Procurador Geral da República.

5. O Sindicato dos Jornalistas apela aos directores de todos os órgãos de informação para que resistam activamente a esta ilegítima intromissão na actividade das Redacções e dos jornalistas, e se recusem a subscrever  qualquer protocolo que contenha normas iníquas como estas.

Partilhe