Autoridades paquistanesas contradizem-se em relação a jornalista detido

Perante dois juízes do Sindh High Court, a Agência Federal de Investigação (FIA) paquistanesa negou ter sob custódia o jornalista Khawar Mehdi Rizvi, apenas dias depois de um porta-voz do Ministério do Interior e do próprio presidente Pervez Musharraf terem afirmado que o repórter estava detido para “investigação”.

Em entrevista ao “The New York Times”, o porta-voz do Ministério do Interior, Abdur Rauf Chaudry, confirmou que o jornalista estava detido pelos serviços secretos e a ser interrogado. Abdur Rauf Chaudry afirmou ainda que Khawar Mehdi Rizvi só poderia comparecer em tribunal “quando tal fosse fundamental”.

O tribunal mostrou-se desagradado com a não apresentação do jornalista paquistanês e exigiu que a 20 de Janeiro o governo desse, perante a justiça, explicações oficiais acerca da sua situação e das razões da sua detenção.

O desrespeito pela justiça patente neste caso choca e preocupa seriamente a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Khawar Mehdi Rizvi está em paradeiro desconhecido desde 16 de Dezembro de 2003, data em que as autoridades detiveram os jornalistas franceses Marc Epsetin e Jean-Paul Guilloteau por terem visitado Quetta sem autorização oficial, tendo o repórter paquistanês como guia.

Partilhe