Autoridades cipriotas-turcas perseguem jornalista

O jornalista cipriota-turco Sener Levent está a ser alvo de uma campanha continuada de perseguição por parte das autoridades da auto-proclamada República Turca do Chipre Setentrional, acusam a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ).

A acção mais recente contra este profissional, editor do diário “Afrika”, ocorreu a 25 e 26 de Outubro, quando Sener Levent foi levado perante um tribunal militar por artigos publicados em 1999 e considerados “insultuosos e humilhantes” para as forças de segurança daquela parte da ilha ocupada pela Turquia.

Apesar das 77 acusações terem sido retiradas durante a audiência, as autoridades judiciais reservaram-se o direito de as voltar a invocar perante os tribunais civis, onde já existem cerca de 100 outras acusações contra Sener Levent.

Caso o jornalista seja considerado culpado de todos os crimes de imprensa de que é acusado, a pena de prisão global poderá alcançar 2000 anos.

“Existe uma crise profunda de liberdade de imprensa no norte da ilha de Chipre”, afirma Aidan White, secretário-geral da FIJ e da FEJ, acrescentando que “serão impossíveis relações normais e relacionamentos internacionais com a comunidade cipriota-turca enquanto tal continuar”.

Partilhe