Autoridades cazaques encerram dois jornais

O Ministério da Cultura, Informação e Desporto do Cazaquistão encerrou, a 4 de Maio, os jornais “Respublika Delovoye Obozreniye” e “Respublika Analiticheskiy Yezhenedelnik”, na sequência de uma ordem judicial de liquidação da Bastau, empresa que publica os dois títulos.

A ordem judicial em causa data de 25 de Março e teve origem num processo interposto pelo Comité de Arquivos do Ministério contra a empresa, devido à publicação da transcrição de uma entrevista polémica dada por Vladimir Jirinovsky à rádio Ekho Moskvy, a 17 de Janeiro.

Na entrevista, o líder nacionalista russo criticava os contornos da fronteira entre a Rússia e o Cazaquistão, questionava a legitimidade do Cazaquistão enquanto Estado e negava a existência de uma língua cazaque, afirmações que levaram o editorial do jornal a levantar dúvidas acerca do relacionamento futuro entre os dois países.

O tribunal considerou que a publicação da entrevista incitava ao ódio étnico e ordenou a liquidação da Bastau. A empresa recorreu da sentença, mas sem êxito, e o Ministério ordenou em seguida o encerramento dos jornais.

A editora-adjunta do “Respublika Delovoye Obozreniye”, Galina Dyrdina, garantiu em conferência de imprensa, a 4 de Maio, que o jornal vai respeitar a ordem ministerial de não publicação, embora pretenda recorrer da decisão para tribunal.

Num esforço por salvar o jornal, a propriedade do título mudou de mãos em Março, antes do julgamento. A transação ainda não foi reconhecida pelo Ministério da Cultura.

Partilhe