Autarca de Almeirim cancela “prémio jornalístico”

O presidente da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes, anulou o anunciado “prémio” para jornalistas que escrevessem um texto sobre o concelho para publicar como publicidade paga. A decisão do autarca resulta da pronta intervenção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), que classificou a iniciativa como um inaceitável assédio à imprensa.

Em fax enviado à agência Lusa, José Sousa Gomes disse ter anulado de imediato o projecto e suspendido “a publicação de toda a publicidade paga, não institucional, para evitar que alguma segunda intenção não pensada passe pelos mais diversos espíritos”, uma vez que, pela reacção do SJ, percebeu que a sua atitude “configura um procedimento pouco ético e que terá sido mal recebido”, pedindo por isso “desculpas”.

O autarca frisou ainda que o prémio de 250 euros agora cancelado não seria pago pela autarquia mas por si mesmo, uma vez que a Câmara Municipal de Almeirim não tem um regulamento para este tipo de prémio.

Recorda-se que, em fax enviado às redacções a 30 de Abril, assinado pelo presidente do município, os jornalistas eram convidados a acompanhar o autarca num “passeio” pelo concelho para contactar com “ideias, projectos, realidades presentes e perspectivas futuras”, que resultaria em meia página “concebida” pelo jornalista e paga pela autarquia. A “melhor dessa meia página”, escolhida por um júri constituído pelo próprio presidente da Câmara e pelos presidentes das juntas de freguesia do concelho, seria premiada.

A iniciativa, que não passou pelo executivo camarário, suscitou fortes críticas dos vereadores da CDU e do PSD na edilidade.

Partilhe