Ataques à liberdade de imprensa no Paquistão

A detenção de cinco jornalistas na região tribal de Bajour e a suspensão de um canal televisivo são o mais recente testemunho da deterioração da liberdade de imprensa no Paquistão, denuncia a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Baseando-se em informações do Sindicato Federal de Jornalistas Paquistanês (PFUJ), a FIJ avança que os cinco jornalistas detidos – Masood Khan, Anwar Hakim, Haseen Ahmed, Zafarullah e Moammad Ibrahim – estavam na região de Bajour integrados numa comitiva de repórteres e advogados que pretendiam investigar a morte de 83 pessoas ocorrida a 30 de Outubro.

Quanto à suspensão da Sindh TV, o PFUJ informou que esta foi ordenada por altos funcionários governamentais e comunicada à estação através do organismo regulador dos média electrónicos (PEMRA), o qual, segundo o sindicato paquistanês, costuma ser usado pelas autoridades para suspender canais privados e para negociar com estes uma cobertura mais favorável ao governo.

A suspensão ter-se-á devido a reportagens do jornalista da Sindh TV Pervaiz Narejo acerca do assassinato de um agente da polícia, nas quais é alegadamente implicado um antigo deputado. Como testemunha do assassinato, Narejo tem recebido ameaças de morte e foi forçado a abandonar a sua casa em Carachi.

Partilhe