Associação Bielorussa de Jornalistas recebe Prémio Sakharov

O Parlamento Europeu distinguiu este ano com o Prémio Sakharov a Associação Bielorussa de Jornalistas (BAJ), pela forma como “defende os órgãos de comunicação independentes contra as tentativas de silenciamento do presidente Aleksandr Lukashenko”.

O galardão, no valor de 50 mil euros, será entregue numa cerimónia a realizar em Dezembro no Parlamento Europeu.

Em reacção à atribuição do prémio a uma das suas associadas, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) disse esperar que este não só dê o apoio moral necessário à BAJ e aos jornalistas bielorussos, como também relembre os governos europeus da necessidade de pressionar o regime de Aleksandr Lukashenko no sentido de efectuar reformas urgentes.

Os outros finalistas da edição deste ano foram os activistas dos direitos humanos Natalya Estemirova, da Chechénia, Sergey Kovalev, da Rússia, e Ingrid Betancourt, da Colômbia.

O Prémio Sakharov é atribuído desde 1988 a figuras que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, na salvaguarda dos direitos das minorias, no respeito pela lei internacional e no desenvolvimento da democracia e implementação da lei.

Entre os vencedores anteriores do Prémio Sakharov contam-se Nelson Mandela (1988), Aung Saan Suu Kyi (1990), As Mães da Praça de Maio (1992), Xanana Gusmão (1999), Dom Zacarias Kamuenho (2001) e as Nações Unidas (2003).

Partilhe