Apresentador de rádio colombiano abatido a tiro

O jornalista Manuel Antonio Macías, da Radio Surcolombiana, foi abatido a tiro na cidade de Algeciras, no departamento de Huíla, no sul da Colômbia, na manhã de 9 de Fevereiro, quando regressava a casa com o seu filho de dez anos.

Desconhecem-se os autores do crime, pois estes conseguiram escapar no meio da multidão que celebrava uma festa religiosa dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

“Os cobardes que mataram a tiro o nosso colega estavam a enviar-nos uma mensagem de morte quando celebrávamos o Dia Nacional do Jornalista. Percebemos a mensagem. Vamos duplicar os nossos esforços para garantir a nossa segurança pelo país, mas mantendo-nos alerta aos intolerantes, sejam políticos corruptos, grupos paramilitares, guerrilhas, agentes corruptos do Estado ou grupos do crime organizado”, afirmou Eduardo Márquez, presidente da Federação Colombiana de Jornalistas (Fecolper).

Fundador da Associação de Jornalistas de Huíla (Aspehu), Manuel Antonio Macías contava 38 anos e tinha sido recentemente eleito conselheiro municipal de Algeciras, pelo que a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) alerta os investigadores a não colocarem de parte os diversos cenários que terão levado ao assassinato, e que podem estar relacionados com o exercício do jornalismo ou com a actividade política.

Partilhe