Apelo a Estados Gerais do Jornalismo em França

O perigo da imprensa francesa ser “posta sob controlo” levou o director do semanário francês “Nouvel Observateur”, Laurent Joffrin, a lançar uma petição em favor de uma “mobilização cidadã” para a organização de Estados Gerais do Jornalismo em França.

Para Laurent Joffrin, as declarações recentes de figuras como Patrick Le Lay, presidente da TF1, e Serge Dassault, empresário de armamento e patrão da Socpresse (que edita o “Le Figaro”), são um alerta para a iminência de controlo dos média em nome de interesses estranhos à informação.

No entender do director do “Nouvel Observateur”, cada vez mais os patrões impõem às redacções conceitos estranhos aos princípios do jornalismo, ao estilo de os programas televisivos terem de “deixar tempo de cérebro disponível para a Coca-Cola”, como afirmou Patrick Le Lay, ou “há informações que fazem mais mal do que bem e que põem em risco os interesses comerciais do nosso país”, como disse Serge Dassault.

“É preciso reagir à deriva em curso. A independência não é um dado adquirido: ela conquista-se pelo esforço paciente de redacções decididas a defender a sua integridade”, afirma Laurent Joffrin na petição, que até ao momento já foi assinada por cerca de 500 pessoas.

Segundo o director do “Nouvel Observateur”, os Estados Gerais do Jornalismo deverão reunir os jornalistas, o público, os accionistas, os anunciantes e os dirigentes, por forma a analisar quais os meios de acção mais indicados para garantir os princípios da liberdade e do pluralismo.

Partilhe