Anonimato das fontes em perigo na BBC

As alterações de procedimento jornalístico que estão a ter lugar na BBC podem pôr em causa o direito dos jornalistas a proteger o anonimato das suas fontes quando estas não desejam dar-se a conhecer.

O alerta foi lançado pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e pela sua delegação europeia, a FEJ, na sequência de uma recomendação da BBC – adoptada após o suicídio de David Kelly – segundo a qual os jornalistas devem informar os seus editores acerca das fontes.

David Kelly foi fonte no âmbito de um trabalho acerca das alegadas armas de destruição maciça no Iraque, e o facto da sua morte ter levado à demissão do director-geral e do presidente do Conselho de Governadores da BBC levou a que, no início deste ano, a estação decidisse mudar algumas práticas internas dos jornalistas. Tanto o Sindicato dos Jornalistas da Grã-Bretanha e Irlanda (NUJ) como a FIJ e a FEJ consideram que as alterações efectuadas são “na sua maioria, positivas”.

Para a FEJ, as mudanças sugeridas pela BBC serão bem recebidas pelos jornalistas, com excepção da proposta de revelar as fontes, que já motivou mesmo reacções de recusa por parte de profissionais daquela cadeia britânica, atitude que conta com o apoio expresso da Federação Internacional de Jornalistas.

A Federação Europeia de Jornalistas insiste, por seu lado, que os editores devem confiar no profissionalismo dos seus repórteres, e alerta que obrigá-los a revelar as fontes, mesmo que apenas aos editores, é abrir um perigoso precedente nesta matéria.

Partilhe