África tem uma nova agência de notícias

Investidores marroquinos, senegaleses e mauritanos lançaram a 16 de Fevereiro a Agência Africana de Notícias (APA), a primeira agência de notícias africana inteiramente privada, cuja sede está situada em Dakar.

A APA tem como director-geral o jornalista senegalês Sidy Gaye, ex-editor de francês da Agência Panafricana de Notícias (Pana), e pretende desenvolver a sua actividade com base numa rede continental constituída inicialmente por 11 pools regionais sediadas em várias capitais africanas.

A nova agência, afirmam os responsáveis em comunicado divulgado pela Pana, quer pôr à disposição do público e dos órgãos de comunicação social do mundo inteiro “uma informação honesta, equilibrada e credível, privada igualmente de qualquer segregação baseada em crenças religiosas, filosóficas, culturais ou doutrinais”.

A preocupação primordial da agência, sublinha o documento, é contribuir para “uma melhor valorização dos recursos intelectuais africanos, de todos os recursos do continente e da diáspora emigrada ou expatriada”.

A APA vai trabalhar com três tipos de produtos, nomedamente “APAnews”, “APAtv” e “APAphoto”, e tem como site http://www.apanews.net

Partilhe