Administração da Lusa cede às exigências dos trabalhadores

A administração da Lusa aceitou hoje, 26 de Junho, sem condicionalismos, proceder a uma actualização de 2% na tabela salarial com rectroactivos a Janeiro e a implementar um seguro de saúde com a máxima abrangência para todos trabalhadores e respectivos descendentes a cargo.

A decisão foi tomada após um plenário de trabalhadores que rejeitou por unanimidade condicionar as negociações salariais à aceitação de um novo Acordo de Empresa (ainda em discussão) e reafirmou a intenção de cumprir a greve que estava marcada para os próximos dois dias.

A aceitação incondicional, pela empresa, das propostas sindicais, ficou a dever-se à unidade e disponibilidade para a luta demonstradas pelos trabalhadores, como se afirma no comunicado que a seguir se transcreve na íntegra.

IMPORTANTE VITÓRIA DOS TRABALHADORES DA LUSA

A administração da Lusa aceitou hoje de forma incondicional e depois de ter conhecimento das decisões do plenário de trabalhadores as reivindicações dos Sindicatos:

– Actualização salarial de 2% à tabela com efeitos retroactivos a 01 de Janeiro de 2007.

– Adopção de um seguro de saúde com a máxima abrangência para os trabalhadores e descendentes a cargo com idade inferior a 25 anos, cujas condições serão acompanhadas pelos sindicatos.

Estes dois pontos DEIXARAM DE ESTAR condicionados à assinatura de um novo Acordo de Empresa.

Assim, os sindicatos decidiram desconvocar a greve marcada para quarta-feira e quinta-feira.

Esta vitória dos trabalhadores da Lusa só foi possível graças à unidade, determinação, mobilização e disponibilidade para a luta demonstradas por todos, expressas nos dois plenários realizados (19 e 26 de Junho).

Importa manter este espírito para dar força aos sindicatos e delegados sindicais presentes nas negociações do novo Acordo de Empresa que irão prosseguir.

Os sindicatos e os delegados sindicais

Lisboa, 26 de Junho de 2007

Partilhe