Activistas da liberdade de imprensa impedidos de participar em evento em Hong Kong

As autoridades chinesas impediram vários activistas da liberdade de imprensa de participar na iniciativa “Um sonho: Liberdade de expressão na China”, que decorre de 30 de Abril a 3 de Maio e é organizada pela Associação de Jornalistas de Hong Kong (HKJA),

Um dos activistas impedidos de aceder ao evento foi Zhang Yu – secretário-geral do Centro PEN Internacional com sede na Suécia, membro do Comité de Escritores na Prisão (WIPC) e activista do Centro PEN Chinês Independente (ICPC) – detido quando chegou a Hong Kong no dia 29 de Abril, interrogado durante várias horas e deportado.

Outros dois membros do ICPC, Zhao Dagong e Wen Kejian, foram impedidos de sair da China para visitar a Região Administrativa Especial de Hong Kong, sem que qualquer justificação legal fosse avançada para o facto.

Como forma de protesto, os organizadores do evento enviaram uma carta ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, lembrando que o Plano de Acção Olímpico para Pequim 2008 das autoridades chinesas prometia que na preparação para os Jogos, o país estaria aberto a todo o mundo e seguiria os padrões e critérios internacionais.

“Estas promessas de respeito pelos padrões internacionais de liberdade de expressão, liberdade de movimentos e transparência não estão a ser levadas a sério. O COI tem de chamar a atenção de Pequim”, frisou Jacqueline Park, directora da FIJ para a região da Ásia-Pacífico.

Partilhe