Acordo negocial na Lusa

Os jornalistas ao serviço da Agência Lusa, em plenário realizado ontem, 4 de Março, deram o seu acordo à actualização salarial de 2,5% para 2009 e à actualização em 2,75% do índice 100 da escala indiciária a partir de 1 Julho, data da entrada em vigor das novas carreiras profissionais.

Com o plenário de ontem chegou ao fim o longo processo negocial de revisão do Acordo de Empresa (AE) da Agência Lusa, que durante mais de dois anos mobilizou os esforços da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e das delegadas sindicais dos jornalistas.

Como é timbre do SJ, a aprovação do articulado geral do AE, primeiro, e a aprovação da actualização salarial depois, foram submetidas a plenário após o acordo de princípio alcançado à mesa das negociações.

A assinatura formal do novo AE deverá ocorrer nos próximos dias, seguindo-se de imediato a constituição da Comissão Paritária – que terá a seu cargo dirimir as questões resultantes da aplicação e interpretação do Acordo – e da Comissão de Acompanhamento, responsável por velar pelo processo de Avaliação de Desempenho.

No final do plenário de quarta-feira, os jornalistas aprovaram – por unanimidade e aclamação – uma moção de solidariedade para com os trabalhadores ao serviço da Controlinveste ameaçados de despedimento, que ontem cumpriram um dia de greve em defesa dos seus postos de trabalho.

O texto integral da moção pode ser lido no ficheiro anexo.

Partilhe