Acesso ao jornalismo em debate no Porto

“Acesso à profissão: O Caminho do Purgatório?” é o título de um debate público que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) promove, no dia 1 de Outubro, pelas 21 horas, no auditório da Cooperativa Árvore, no Porto, no âmbito do ciclo “Conferências de Outono”.

Formação, estágios curriculares, estágio de ingresso na carreira profissional, condições de trabalho, precariedade e falta de oportunidades de emprego são algumas das abordagens previsíveis no debate, que conta com intervenções do presidente da Direcção do SJ, Alfredo Maia, do jornalista e professor universitário Fernando Zamith e da jornalista Cynthia Valente.

Especialmente destinado a jornalistas, a estudantes e a professores da área do Jornalismo e das Ciências da Comunicação, mas também aberto ao público, o encontro deverá proporcionar uma troca de experiências e a discussão de questões como utilização gratuita de estudantes e recem-licenciados pelas empresas e o futuro profissional de milhares de jovens.

Recorde-se que o ciclo “Conferências de Outono” decorre no Porto em todas as segundas-feiras de Outubro e, em Lisboa, em todas as quartas-feiras de Novembro.

Temas das próximas sessões

– 08.OUT – “Ainda sabemos escrever?”

– 15.OUT – “Não te rias que é pior: Humor, Jornalismo e Política”

– 22.OUT – “Vamos acabar no Museu? O futuro do jornalismo”

– 29.OUT – “Ainda podemos escrever? – Incidências do Estatuto do Jornalista e das Novas Leis Penais”

– 07.NOV – “Do caso Casa Pia ao caso Maddie – Jornalismo sob suspeita: Comunicação Social e Justiça”

– 14.NOV – “Jornalismo, Ciência e Ambiente – Informar para uma cidadania activa”

– 21.NOV – “O Jornalismo tem sexo? – A Comunicação Social Perante as Questões de Género”

– 28.NOV – “Novas Tecnologias – Instrumento Para Uma Nova Ordem da Comunicação”.

Partilhe