ACÇÕES DO SJ NA SEQUÊNCIA DA GREVE NA LUSA

Na sequência da greve de quatro dias na agência Lusa, o Sindicato dos Jornalistas desencadeou uma série de acções, designadamente junto do respectivo presidente do Conselho de Administração, bem como do ministro da Presidência e do secretário de Estado da Comunicação Social, com vista a desbloquear o processo negocial.

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas e a estrutura sindical na empresa fizeram um balanço positivo da paralisação de quatro dias levada a cabo pelos jornalistas da Agência Lusa na última semana. Tratou-se de uma acção firme e determinada, em defesa da negociação dos vencimentos, da reposição do poder de compra e da dignidade dos jornalistas da agência.

2. A referida acção, desencadeada após sucessivas tentativas, por parte dos representantes dos jornalistas, para ultrapassar o impasse negocial, não constituiu, no entanto, uma iniciativa isolada nem representou um fim. Tratando-se de um instrumento usado no contexto de um processo de luta ainda não concluído, deverá ser complementado com novas iniciativas.

3. Nos últimos três dias, o Sindicato dos Jornalistas desencadeou várias diligências, continuando a dar o seu contributo activo para ultrapassar o conflito. Nessa conformidade, na passada terça-feira dirigiu uma carta ao Conselho de Administração, solicitando uma reunião urgente para a retoma das negociações e, desde então, realizou várias tentativas de contacto informal com o seu presidente. Por outro lado, numa reunião com o ministro da Presidência e com o secretário de Estado da Comunicação Social, o SJ manifestou ao Governo a sua apreensão quanto à eventual estagnação do processo por parte da Administração e pediu à tutela, como representante do accionista maioritário, que desse igualmente o seu contributo ao desbloqueamento do processo.

4. Na mesma oportunidade, o SJ reiterou junto da tutela a sua convicção de que o Governo deve corrigir o comportamento relativamente à satisfação das suas obrigações decorrentes do contrato-programa com a Agência Lusa, designadamente no que diz respeito ao pagamento atempado das respectivas prestações.

5. Ainda na expectativa de progressos a curto prazo, o SJ apela aos jornalistas da Lusa para que se mantenham unidos em torno dos objectivos colectivamente propostos, bem como à participação no plenário que a estrutura sindical na empresa deverá convocar para os próximos dias.

Partilhe