A luta pelo salário, a luta pelo jornalismo, a luta pela democracia

O Sindicato dos Jornalistas saúda a adesão à greve por parte dos jornalistas e outros profissionais das publicações da Global Media Group (GMG) durante o dia 10 de janeiro. O SJ agradece, também, aos jornalistas de outras publicações que, dirigindo-se às sedes de Lisboa e do Porto da GMG, ou juntando-se nas suas próprias instalações, mostraram solidariedade para com o momento difícil que é vivido por quem, por agora, trabalha sem receber o seu salário, e sem certezas sobre o futuro.

A luta começou logo pela meia-noite: os avisos colocados nos sites do JN, DN, Dinheiro Vivo, TSF, entre outros, explicavam que, por 24 horas, não haveria atualização por motivos de greve. E não houve. Os jornalistas não estiveram nas redações, mas estiveram juntos: na Assembleia da República e nas Torres de Lisboa, em Lisboa; no Porto, em frente ao Edifício JN e da Câmara Municipal do Porto.

Os jornalistas da GMG não estiveram sós. Juntos estiveram também camaradas de redações variadas de fora do grupo, que se juntaram às redações em greve, ao início da tarde, nas Torres de Lisboa e na Câmara do Porto. Uma prova de solidariedade. Uma união que o SJ saúda, e que espera que continue enquanto a luta pelo pagamento dos salários, do subsídio de férias, das colaborações se justificar, e que se fortaleça, depois, na luta pela defesa do jornalismo e da democracia.

Mas a solidariedade também foi demonstrada à distância. Em várias redações, pelas 14h00, houve concentrações para demonstração da solidariedade pelos camaradas da GMG. E não só: várias publicações digitais não foram atualizadas entre as 14h e as 15h, mostrando que a adesão à paralisação de 1 hora, apesar do caráter simbólica, teve efeitos.

O Sindicato dos Jornalistas congratula-se pela aprovação por unanimidade da moção proposta pelos sindicatos que convocaram. A moção aprovada prevê novas formas de luta, o SJ continuará a estar ao lado dos jornalistas na luta pelo que é seu, o seu salário, o seu emprego, e ao lado do país, na luta pela preservação do direito à informação e a liberdade de imprensa.

Partilhe