A Lista A com os jornalistas freelance, desempregados e estagiários

Contra a precariedade que condiciona a independência dos jornalistas, defendemos um conjunto de propostas que salvaguardem os direitos de todos.

1.Pagamentos intermitentes à Segurança Social dos profissionais com trabalho intermitente;
2. Criação de um núcleo de assessoria para questões fiscais e de Segurança Social;
3. Negociação de medidas de apoio à fundação, circulação, distribuição e notoriedade de OCS independentes e cooperativas criadas por jornalistas e revisão dos emolumentos.
4. Protocolar com o CENJOR e instituições de ensino superior cursos de formação contínua e de pós-graduação específicos dirigidos a freelances, desempregados e estagiários, desenquadrados dos programas das empresas.
5. Criar e alargar aos freelances, desempregados e estagiários um sistema complementar de saúde, co-financiado pelos órgãos de comunicação social mediante o pagamento de uma taxa sobre a publicidade
6. Lançar programas de ocupação activa, dando prioridade ao apoio aos filhos fora dos horários escolares e a pais e outros ascendentes a cargo dos jornalistas.
7. Apostar numa bolsa nacional e internacional de freelancers, desempregados e estagiários.

Do que falamos quando falamos de jornalistas e de jornalismo?

Elaborar com apoio da Universidade um estudo inquérito de caracterização sócio-profissional dos jornalistas desempregados, estagiários e freelance. Identificar também condições, valores e expectativas dos jornalistas e dos candidatos à entrada na profissão.

Vota Lista A – “Reforçar o Sindicato, Defender o Jornalismo”

Partilhe