A causa de Timor-Leste nos média

“Timor-Leste: o Agendamento Mediático”, um livro da autoria de Rui Marques, é uma obra que analisa o acompanhamento feito pelos média à causa timorense e a sua importância para a independência daquele país.

A obra, recentemente editada na Colecção Comunicação da Porto Editora, tem por base o trabalho académico desenvolvido pelo autor tendo como objecto o processo de agendamento mediático da libertação de Timor-Leste da ocupação indonésia.

Como afirma Diogo Pires Aurélio, que assina a introdução, o objectivo era “encontrar uma explicação coerente para aquilo que foi a súbita e inusitada projecção de um pequeno território, perdido algures no mapa, na comunicação social e, por via desta, na agenda política dos protagonistas da cena internacional”.

Para o efeito, Rui Marques dissecou a produção noticiosa da Agência Lusa entre 1987 e 1999, entrevistou 11 personalidades timorenses e portuguesas cujo papel foi relevante no processo e analisou documentos da resistência timorense com referências a jornalistas.

Partilhe