PCP quer debater situação da Lusa no Parlamento

O grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) requereu a presença na Assembleia da República do Conselho de Administração e da Comissão de Trabalhadores da Lusa para debater a situação financeira da agência noticiosa e as disparidades salariais existentes na empresa.

O requerimento foi apresentado na comissão de Ética, Sociedade e Cultura pela deputada Rita Rato, que referiu ter sido informada de que sucessivos pareceres do Conselho Fiscal ao Conselho de Administração não impediram o recurso à contratação de directores e editores desde 2006.

Para o PCP, a missão e a garantia do serviço público de qualidade que à Lusa compete, bem como o seu equilíbrio financeiro, pode estar em causa, pelo que se justificam as preocupações dos trabalhadores quanto ao futuro dos seus postos de trabalho.

Recorde-se que, além do PCP, três outras bancadas – BE, Os Verdes e PSD – já este ano haviam questionado ou pedido esclarecimentos ao Governo sobre a situação na Lusa em matéria salarial, laboral, editorial e até organizacional, devido ao anúncio de encerramento das delegações da Lusa em Coimbra, Évora e Faro.

Partilhe